top of page

15 cursos de aperfeiçoamento on-line e gratuitos para professores

Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), o AVAMEC é uma plataforma versátil que permite criação e manutenção de diversos tipos de cursos. Seja para aprimoramento, capacitação, especialização, extensão ou formação continuada, o AVAMEC oferece uma variedade de opções para usuários cadastrados e não cadastrados. Com cursos abertos ou fechados, a plataforma adapta-se às necessidades de cada programa, facilitando o acesso ao conhecimento.


Uma das vantagens do AVAMEC é a autonomia do cursista: os usuários podem concluir cursos sem a mediação de administradores ou moderadores, bastando cumprir os requisitos de conclusão estabelecidos. Além dos conteúdos, a plataforma disponibiliza ferramentas interativas como Tarefas, Fóruns e um acervo de materiais complementares. Pesquisas, mensagens e bate-papo também são recursos valiosos para facilitar a comunicação e a interação entre os participantes.



Com design responsivo, o AVAMEC adapta-se a diferentes dispositivos, incluindo computadores, tablets e celulares, proporcionando uma experiência de aprendizagem acessível e dinâmica em qualquer lugar. A plataforma oferece dezenas de cursos e, a seguir, apresento uma curadoria que fiz, especialmente voltada para docentes da área de Linguagens e suas tecnologias.


Um rapaz pardo, com grandes fones de ouvido, está usando um computador, em que se vê a imagem de um menu com vários ícones, como um sumário de ícones clicáveis. Além do computador, na mesa à frente do rapaz, há vários cadernos, livros e lápis. A imagem remete à possibilidade de escolher entre vários cursos.

1. Formação de Professores em Neuroeducação (Certificado de 200 horas)

Este curso formativo tem como objetivo fornecer aos educadores de diversas etapas do ensino básico nacional (incluindo ensino infantil, fundamental I e II, médio e educação de jovens e adultos) conhecimentos sobre o funcionamento do sistema nervoso central (SNC) e suas diferentes regiões. Além disso, busca-se reconhecer como os processos cognitivos que facilitam o desenvolvimento das aprendizagens podem ser aplicados em situações cotidianas, visando alinhar novas estratégias e práticas educacionais.

Clique aqui para se inscrever.

2. Formação em Linguagens e suas Tecnologias (Certificado de 180 horas)

3. Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia (Certificado de 180 horas)

4. Igualdade racial nas escolas (Certificado de 180 horas)

5. Tecnologias Digitais: ferramentas para criatividade e aprendizagem (Certificado de 180 horas)

6. Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia (Certificado de 180 horas)

7. Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (ABP) (Certificado de 120 horas)

8. Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (ABP) (Certificado de 120 horas)

9. Gestão Escolar (Certificado de 80 horas)

10. Uso de Recursos Educacionais Digitais (Certificado de 60 horas)

11. O potencial do uso de tecnologias digitais na formação de crianças e jovens para promoção da inovação (Certificado de 60 horas)

12. A BNCC do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias (Certificado de 50 horas)

13. A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (Certificado de 40 horas)

14. A BNCC e a Gestão Escolar (Certificado de 30 horas)

15. Incentivando o Protagonismo Juvenil (Certificado de 10 horas)



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page