top of page

Como usar “Amor de Mãe” na redação

Atualizado: 23 de abr. de 2022

Clique aqui e confira o post no Instagram.

“Amor de Mãe”, de Manuela Dias, foi a última novela com conteúdo inteiramente inédito exibida pela Rede Globo de Televisão, até metade de 2021. Com o agravamento da pandemia no Brasil, a emissora suspendeu a gravação de todas as outras produções, incluindo as da própria “Amor de Mãe”, que, depois de um longo intervalo, teve sua fase final filmada e entregue ao público na primeira metade deste ano. Assim, esta foi a escolha para a abertura do quadro “Para usar na redação”, lá no Instagram.


A novela ainda influencia boa parte da população brasileira


Há muito que se possa discutir sobre a qualidade dessa influência e dos usos que se faz dela, desde alienação até disseminação de estereótipos danosos. A quantas novelas você assistiu com pessoas negras no protagonismo, por exemplo? Fato é que essa produção midiática ainda orienta discussões, assim como outros programas, como os reality shows. Daí a relevância de converter esses conteúdos em repertório.


“Amor de Mãe” estava para iniciar sua fase final, quando a pandemia chegou ao país e forçou a paralisação das gravações. Sendo a primeira telenovela do país a voltar com cenas inéditas, já em 2021, a trama de Manuela Dias abordou temas atuais e pertinentes. O enredo concentra-se na busca de Lurdes (Regina Casé) por seu filho mais novo, que foi vendido pelo próprio pai, ainda em Malaquitas, cidade fictícia que ficaria no Rio Grande do Norte.


Depois de um briga da qual seu marido sai morto, Lurdes e os filhos partem para o Rio de Janeiro, à procura de Kátia (Vera Holts), que comprou Domênico (Chay Suede). No meio do caminho, Lurdes encontra Camila (Jessica Ellen), uma bebê abandonada, e a adota. A partir daí, Vitória (Taís Araújo) e Thelma (Adriana Esteves) somam-se ao protagonismo com a premissa de mostrar até onde o amor de mãe pode ir.


Qual é o tema?

Como uma das principais características do gênero textual (tele)novela é ter vários núcleos, um dos efeitos é haver vários temas. “Amor de Mãe”, nesse sentido, pode ser considerada para discutir temas tais como:

  1. Tráfico de crianças;

  2. O processo de adoção no contexto brasileiro;

  3. A busca por pessoas desaparecidas;

  4. Processos migratórios;

  5. Preservação do meio-ambiente e poluição industrial de reservas naturais;

  6. Evasão escolar em contexto de ensino remoto;

  7. Desigualdade racial e socioeconômica em contexto pandêmico.


Parágrafos exemplares


Tema: Evasão escolar em contexto de ensino remoto

Nesse contexto de reflexões acerca do abandono da escola por cada vez mais estudantes brasileiros, é possível citar mudanças na própria mídia televisiva como alguns dos sintomas da gravidade do cenário. A telenovela “Amor de Mãe”, por exemplo, cujas gravações foram interrompidas em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, voltou a ser atualizada somente em 2021. Nos novos capítulos da trama, é possível ver a personagem Camila, professora de História, esforçando-se para manter os alunos participando das aulas, enquanto busca compreender o que houve com os faltosos. Analogamente, fora da ficção, docentes brasileiros veem cenas semelhantes todos os dias.

Tema: A poluição industrial de reservas ambientais brasileiras

A princípio, é legítimo afirmar que a teledramaturgia brasileira contemporânea tem buscado refletir os interesses da população em vez de apenas moldá-los. Assim, perceber que o ativismo ambiental saltou das telas de nossos telejornais para as das telenovelas, recentemente, é sinal de que a preocupação com o meio ambiente alcançou parte dos cidadãos. Como exemplo desse salto, observa-se a trama de Manuela Dias, veiculada pela Rede Globo, em que há Davi Moretti, personagem que luta contra a poluição industrial em reservas ambientais do Rio de Janeiro. Paralelamente à ficção, na qual Davi é constantemente ameaçado por grandes empresários, a realidade também não é segura para ativistas e militantes de um dos países que mais os mata, segundo a ONU: o Brasil.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page