A plataforma Escolas Conectadas, parte do programa global ProFuturo – uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária La Caixa –, oferece cursos on-line gratuitos voltados à formação continuada de professores da educação básica. Criada em 2015, essa plataforma busca inserir educadores na cultura digital e apoiar o desenvolvimento de habilidades contemporâneas em sala de aula.
Os cursos disponibilizados são divididos em duas modalidades principais: cursos mediados, que contam com orientação especializada e prazos definidos, e cursos autoformativos, que oferecem maior flexibilidade para o cursista. Ambos os formatos são certificados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o que contribui para a credibilidade das formações oferecidas.
A Escolas Conectadas tem como diferencial o foco na troca de experiências e na construção colaborativa de conhecimento entre professores. A seguir, apresento uma lista de 16 cursos gratuitos e rápidos disponíveis na plataforma, que podem servir como recurso para educadores interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas e explorar novas metodologias de ensino. As descrições dos cursos foram coletadas diretamente da plataforma Escolas Conectadas, acessada em outubro de 2024, e, além das formações que selecionei, você pode conferir todas as outras clicando aqui.
Após um breve cadastro, você poderá se inscrever facilmente nos cursos, acessando suas páginas específicas. Cada curso tem tanto um prazo de inscrição quanto um prazo de conclusão. A emissão dos certificados é rápida e todos ficam também guardados no seu próprio cadastro, por meio do qual você pode fazer a gestão de formações em andamento, encerradas e não iniciadas.
1. Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático (10h)
Um currículo priorizado tem como função apoiar aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. Parte do que eles sabem e do que precisam aprender para seguir avançando. Ajudar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas é o principal objetivo deste curso, fruto da parceria entre Nova Escola e Fundação Telefônica Vivo. Na formação, exploraremos o significado de continuum curricular, os instrumentos de priorização disponíveis e o planejamento de aulas de modo a favorecer a aceleração das aprendizagens sem deixar de lado os parâmetros já definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Daremos ênfase às aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na BNCC.
Clique aqui para se inscrever.
2. Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo? (10h)
3. Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas (10h)
4. Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar (10h)
5. Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade (10h)
6. Introdução à Educação Antirracista (10h)
7. Introdução à Educação Socioemocional (10h)
8. Educação socioemocional: aprendizagens-chave (12h)
9. Currículo, saberes e competências socioemocionais (16h)
10. Práticas reflexivas de Educação socioemocional (16h)
11. Metodologias ativas: aprendizes protagonistas (20h)
12. Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet (48h)
13. Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar (20h)
14. Imersão Ferramentas Digitais na Prática para Professores (10h)
15. Inteligência artificial: usos simples e criativos para transformar a aprendizagem (10h)
16. Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação (20h)
Comentarios