• Dawton Valentim

Sua nota final da redação não importa

Atualizado: 24 de abr.

Estou me referindo ao texto dissertativo-argumentativo, mas daria pra expandir essa reflexão facilmente para outros tipos e gêneros textuais. E a discussão sobre o sistema de notas não se encerra aqui. Na verdade, nem começa.


Ainda nascemos e crescemos em um sistema educacional que baseia a avaliação de resultados em rankings e notas. Exemplo disso é que escolas particulares disputam mercado e clientela destacando seus índices de aprovação em vestibulares e seleções país afora.


Um dos efeitos desse sistema é justamente encarar a nota final, a que vai para o boletim, como a parte mais importante dos processos de avaliação, já que é essa nota que determina quem passa ou não de ano. Mas o processo de desenvolvimento do conhecimento não pode ser menosprezado. Se é para pensar dentro do sistema de notas (pelo menos para o objetivo deste post específico), não é olhando para a nota final que você a altera, é olhando para o caminho até ela.


Nesse sentido, importante mesmo não é considerar a nota final de sua redação dissertativo-argumentativa como único dado relevante, já que ela é corrigida por meio de 5 grandes critérios, as 5 competências usadas para a correção de redações do Enem. Cada competência busca avaliar um conjunto de conhecimentos do candidato a universitário.

Moral da história: se a nota final ainda não tá boa, verificar a sua média de pontuação nas competências pode ser mais eficientes. Assim, você consegue rastrear e corrigir ou contornar a dificuldade, desde a crase até a articulação de argumentos.


Pensando nisso, sempre sugiro às turmas em que leciono que façam o acompanhamento de suas notas numa espécie de ficha. E, para fazer sua leitura até aqui valer a pena, vou passar o link de uma Google Planilha que tá prontinha para receber o registro de suas notas. Além de já ter três propostas de redação para o tipo dissertativo-argumentativo esperando.


A ficha de acompanhamento pode ser editada no próprio Google Planilhas ou baixada, para edição no Microsoft Excel e afins. Além de registrar as notas por competência, data e tema, ela também faz a média das pontuações e indica a nota mais alta e a nota mais baixa em cada coluna. Clique aqui para acessar.

0 comentário